domingo, 12 de setembro de 2010

AS QUESTÕES DE JOANA - ... É BRONCA DO CÉU?



Joana olha pela janela e vê que nuvens escuras estão cobrindo todo o azul do céu. Caio, seu amiguinho que está de visita se assusta:

- Ai, não! Que será que eu fiz agora? 

Caio todo atrapalhado, procurando por um lugar para se esconder, mal se explica:

- Ele vai me dar outra bronca, ele vai me dar outra bronca...

- Chora não Caio. É só chuva. Já vai passar!

O menino, todo tremendo e quase deixando escapar a primeira lágrima dá uma explicação meio esquisita:

- Quando criança é malvada, malcriada, Papai do Céu não gosta e aí ele vem dar bronca na gente, com seus raios e trovões. Isso é bronca do céu...

- Não, não, não Caio! – a menina dá um sorrisinho – Mamãe falou que são só raios e trovões de chuva mesmo...
...CABRUM...

Antes de Joana acabar de falar, um raio ilumina o céu e é seguido por um trovão ensurdecedor. Caio, aos saltos e gritos, chama pela mãe, enquanto Joana tenta acalmá-lo:

- Não chora, não chora. Já, já mamãe sai do banho e chama a sua mãe...

- Mas e se um raio me pegar???

- E raio pega gente?

- Pega, né Joaninha? Pega.

- Mas como é que pega?

Caio enxuga a lágrima respira fundo para engolir o choro e, mostrando ser sabido, tenta explicar melhor:

- Mamãe me contou, que quando criança é malcriada, papai do céu fica bravo e manda lá do céu, trovões, que é a voz dele dando bronca...

- É? Mas se o trovão é voz de bronca, e os raios? O que são?

- Ora, Joaninha! Os raios são as mãos dele pra dar palmada...

- Mas Caio! Não pode mais dar palmada em criança.

- Ah, é? E quem vai falar isso pro Papai do Céu? Eu é que não... Aí é que ele vai querer me dar palmada de raio mesmo, né?

- Será que ele ta bravo porque eu quebrei a jarra de cristal da mamãe e escondi com os meus brinquedos velhos??

... CABRUM... BRUUUM... BRUM...

- Aaaaaaaaaaii!!!

Os dois dão um grande salto, um grande berro e se esconde embaixo da cama. Dona Luíza entrou quarto a dentro de roupão e toalha no cabelo:

- Mas o que aconteceu, crianças?

- Papai do céu está bravo comigo mamãe.

- O que é isso minha filha? Do que está falando?

- Ele vai me dar palmada com sua mão de raio, porque eu fui malvada...

- Ah! Você está com medo do raios, é?

- É mamãe... E o Caio também.

- Não se preocupe filha. Raio é só mais um sinal de chuva...

- Mas o Caio falou que raio bate na gente...

Dona Luíza tira Joana de debaixo da cama, a senta no colo e começa a explicar:

- Bem! É verdade que um raio pode “bater” em gente...

Caio salta na frente das duas, se vangloriando:

- Eu não disse? Eu não disse? Raio é a mão do Papai do céu pra bater em criança malvada e malcriada.

- Não Caio! Não é assim. Acontece que os raios são cargas elétricas...

Joana interrompe:

- Elétricas? Como o que faz a luz se acender?

- Isso mesmo. Sua energia é muito forte e, vez ou outra, acaba atingindo a terra, nos pontos mais altos. Aí é perigoso ficar em cima de telhado, de árvores, ou de pé em montanhas, morros...

- Então não é mão de Papai do céu?

- Não filha!

- Viu só Caio? Papai do céu não vai me dar palmada por ter quebrado e escondido a jarra de cristal da mamãe... OOPS!

Dona Luíza põe as mãos na cintura, franze as sobrancelhas, dá um sorriso malicioso. Depois fala:

- Papai do céu não vai te dar palmada de raio, mas minha filhinha querida acabou de
Perder aquele passeio no shopping este fim de semana...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOSTOU? ENTÃO ME CONTA...